Certas dores de cabeça, dores de ouvido, sensibilidade nas articulações temporomandibulares e músculos utilizado s na mastigação, ou desconforto na face, podem ser resolvidos com apenas um tratamento dentário.
    Na mandíbula existem dois encaixes com o crânio feitos através das ATMs (Articulações Temporo-mandibulares) que devem  fun cionar em conjunto com a mesma intensidade de forças e movimentos. Entre os ossos dentro da articulaçã o , existe uma cartilagem que absorve os choques no mome nto da mastigação e outros movimentos. Qualquer problema que interefira com o funcionamento desse complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos, pode resultar em DTM ( Disfunção Temporomandibular). 
    Os sintomas de DTM podem ser : dor nos músculos da face ao mastigar algo mais consistente , dor irradiada para face, pescoço e ombro, dor na frente  do ouvido, estalos quando abre e fecha a boca, alterações súbitas na maneira de encaixar os dentes superiores com os inferiores, dor ao bocejar, mastigar ou abrir exageradamente a boca, limitação  de  movimento ou mesmo travamento da mandíbula.      
    Outros problemas como dor de cabeça, dor de ouvido, tonteira e problemas da audição podem, algumas vezes, estar relacionados 'as DTMs.
    Os casos de bruxismo, ranger dos dentes, também devem ser tratados com atenção, pois o desgaste dentário, e os sintomas de dor na musculatura mastigatória, podem afetar os dentes, e as articulações.
    Pessoas que possuem estes sintomas e estão ou irão se submeter a algum tipo de tratamento ortodôntico, devem procurar um especialista em DTM para avaliação e, se necessário, uma intervenção anterior ao tratamento.

                       Dra. Carmem Lúcia Pesse - Jornal Bem Forte Ano III no 11



Dra. Carmem Pesse
Esp. em DTM e Dor Orofacial

InícioEquipeDTM - SintomasDepoimentosPsicanálise e DTM Implantes

Dra. Carmem Pesse
(21) 22080148
Dentista Especialista em DTM e Dor Orofacial